A Crise dos Mísseis em Cuba

Escola: C.E.P.E.S.F
Data: 24/08/2019
Professor: Yuri Oliveira/Wagner
Série:3°AV
Alunos(a): 
Ana Grazielle Lustosa 
Ana Gleizielle Lustosa 
Emily Silva
Fernanda Cardoso
Valéria Bezerra
Valdemira dos Santos



Resumo : 
De forma clara e objetiva o artigo informa o que foi a crise dos misseis, durante a guerra fria, em Havana a capital de Cuba. Um confronto entre as duas superpotências EUA e URSS durante treze dia em 1962.

PALAVRAS CHAVE: Superpotências, Eminente, Nuclear, Guerra.


Abstract:
Clearly and objectively the article informs about what was the crisis of the missiles during the Cold War in Havana the capital of Cuba. A confrontation between the two US and USSR superpowers for thirteen days in 1962.


Keywords: Imminent, war, nuclear, superpowers


Introdução:
Durante a guerra fria, a cidade Havana teve grande participação , simplesmente pelo fato de estar em meio a uma eminente guerra, entre as maiores e mais fortes potências.
Sendo a capital e a maior cidade de Cuba, Havana encontra-se na província Cidade de La Habana. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes, e é uma cidade de rica tradição histórica e cultural. 

Cuba é um arquipélago, tem uma extensão de cerca de 1.250 km de noroeste a sudeste e de 30 até 200 km de largura, seu território e dividido em Quatro regiões geográficas, sendo elas: ocidente Las Vilas, Camaguey e Oriente banhada norte pelo estreito da florida, oceano atlântico Norte o noroeste elo golfo do México, oeste pelo golfo do México e o sul pelo mar caraíbas Cuba é a 16 maior ilha do mundo.

Clima: 

O Clima de Cuba é subtropical. A temperatura média durante o ano fica entre 20 C° E 35 C° baixando algumas vezes para10 C°. De novembro a Abril, ocorre a estação seca. A temperatura média oscila em torno dos 30 com uma umidade ligeiramente maior. Chuvas, de Maio a Outubro. 
Junho e Novembro época dos furacões que, por vezes, são devastadores.

Fauna e flora:

As florestas de Cuba abrangem espécies turísticas das Índias ocidentais, da Flórida meridional do México e da América central. Grandes florestas cobrem as planícies, principalmente as áreas montanhosas podendo ser encontrada notável variedade de árvores, como palmeira-real, Carvalho, mogno,cedro-espanhol e ébano . As savanas ocupam cerca de 1/4 da ilha, em Cujo litoral podem ser encontrados extensos manguezais . 
A Fauna da ilha possui grandes variedades de espécies, com reduzido número de vertebrados e predominância dos animais de pequeno porte, 
Morcegos ao todo (23 espécies nativas), roedores e insetívoros são os mamíferos mais encontrados. Há 297 espécies e subespécies de aves, entre os répteis destacam-se a iguana o caimão e o crocodilo, na ilha a cerca de 1.700 espécies de insetos e 4.000 de moluscos. 

Relevo: 

O relevo de Cuba e marcado pela presença de terras baixas como baixos planaltos e planícies alivias Já na porção Sudeste de Cuba surge a Sierra maestra, conferindo terras mais elevadas, onde está localizado o ponto mais alto de Cuba, o pico Turquino com 1994 metrôs de altitude colinas escarpadas no Sudeste.

Hidrografia : 

O número de rios é muito grande (mais de 200), mas todos de pouca importância excetade o Cauto na província do oriente, com quase 259 km de extensão 80 dos quais navegáveis desagua no atlântico curtos rios são Canimar, almendares, Humedal embora os rios sejam curtos metade fluem do norte. O maior deles é a lagoa de Leite, ligada ao mar por meio de três canais naturais. Carbonato de cálcio acumulados no fundo e removidos elas correntes marinhas .

A população : 

Com cerca de 2,4 milhões de habitantes a população de Cuba inclui traços étnicos de povos europeus, africanos, asiáticos e indígenas, a raça branca é dominante (73%) com forte ascendência espanhola, O contingente negro é também muito importante (12%) embora perdendo sua primazia os negros continuaram a aumentar sua em fins do século XIX e princípios deste procedentes sobre tudo do Haiti e Jamaica . Os mestiços representan (14%) da população . Quanto os indígenas pertencentes os grupos Cibonei e Taiano, foram praticamente extintos em meados do séc. XVIII 

Conflitos e momentos da Crise dos mísseis

A crise dos misseis se inicia em um momento de revolução em que o pais era comandado por uma elite, que seguia os interesses estadunidenses.
A economia de Cuba se mantia principalmente com a produção de açúcar e tabaco, além do turismo que trazia grandes lucros ao pais. Sob o governo do ditatorial de fulgêncio Batista, as pessoas não estavam satisfeitas com seu mandato e entre essas pessoas se destacou Fidel Castro que lutava contra os abusos e problemas que a população Cubana sofria. 
Fidel organizou um grupo de revolucionários que foram chamados de “ Os Guerrilheiros de Sierra maestra “ eles ajudavam a população local com, ajuda médica, ajuda sanitária e alfabetização. E foi em 1 de janeiro de 1959 que os guerrilheiros tomaram Havana e após a posse eles tomaram medidas, como a reforma agrária e a estatização de empresas e bancos , e em 1962 o presidente Fidel Castro implantou um regime socialista em Cuba , o que deixou muitos proprietários de terras e donos de usinas de açúcar indignados. 
Assim em 1962 foi implantado um bloqueio econômico em Cuba sob liderança do governo estadunidense e com ajuda de alguns países da América. Afirmavam que o regime revolucionário mexia na ordem dos outros países americanos .
Com o bloqueio as maiores superpotências EUA e URSS se batem de frente a um conflito. Esses países saíram da Segunda Guerra Mundial, mais fortes, se tornando grandes rivais na chamada corrida armamentista, que foi a disputa pela capacidade de produzir armas destrutivas partindo para um crescimento militar de grandes precedentes. Crescendo assim os arsenais de ambos .
Realizaram grandes investimentos utilizados para o desenvolvimento de modernos equipamentos militares e também nucleares. Além do almento das tropas militares ambos exércitos tinham armas convencionais, armas mortais e sobre tudo mísseis de todos os tipos, inclusive nucleares .
Por suas Rivalidades o processo de corrida armamentista resultou na propagação de tecnologia aeroespacial . 
Os estados unidos aliado a outros países fizeram.um bloqueio econômico a Cuba e com isso o presidente Fidel se viu na necessidade de intensificar as relações com a URSS. E assim na década de 1962 o governo soviético, instalou secretamente, uma base de lançamentos de mísseis nucleares .
Os EUA temeram por um ataque nuclear e mobilizaram forças militares em torno de Cuba, o que gerou um clima de guerra eminente, as bases estavam a cerda de 145 quilômetros do litoral da Flórida .
A crise entre esses países só foi solucionada depois de longas negociações. Então trataram um acordo em que a URSS se comprometia a retirar os mísseis desde que os EUA não invadissem a ilha .
Essa crise foi um dos momentos mais tensos da guerra fria, pois as duas maiores potências estiveram perto de um conflito, uma guerra nuclear.

Conclusão : A guerra fria ficou marcada, pelo conflito entre as potências, aonde as marcas seriam desastrosas. Bombas nucleares poderiam causar um desastre sem precedentes, que por um fio não veio a tona, um acordo motivado pelo medo de uma das partes fez com que a guerra fosse desarmada .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo-Ditadura militar e o retorno do conservadorismo na sociedade brasileira