A PÓS-VERDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO


                  A PÓS-VERDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO









                                                                                                                       ALUNOS: Lucas de Souza  

                                                                                                                                       Kaique Fernandes

                                                                                                                                         Fernando Pereira

                                                                                                                                      Leonardo Pimentel

                                                                                                                                       Charles Fernandes

                                                                                                                                               Josué Santos







Resumo: A internet junto com as redes sociais apareceu como uma grande influência em várias referências. No exercício político, esses instrumentos estão ajudando sobremodo para estruturação ou desestruturação de imagens e alastramento de ideias. A tecnologia, veio seguramente para facilitar a vida das pessoas, porém a prática repreensível dos que faltam com a verdade descaracteriza os objetivos desses instrumentos.



Palavras-chave: Informação, fake News, pós-verdade, Internet



Abstract: Social networking has appeared as a major influence on many references. In the political exercise, these instruments are helping a lot for structuring or structuring images and spreading ideas. Technology has certainly come to make life easier for people, but the reprehensible practice of those who lack the truth misrepresents the aims of these instruments.


Keywords: Information, fake News, post-truth, Internet



Introdução: Atualmente a complexidade dos fatos tem menos valor do que a simplicidade de uma mentira. Apelos as crenças e as emoções têm mais influência do que os fatos objetivos. Essa situação é denominada por um neologismo chamado de pós-verdade, que afeta o âmbito social, político, e grandes massas, resultando em opiniões públicas facilmente manipuláveis.


Impactos e reações: No ano de 2016 o termo “Pós-verdade” ganhou bastante visibilidade logo após a Universidade de Oxford, no Reino Unido tê-lo escolhido como a mais nova palavra de seu dicionário. A palavra é bastante usada por quem fala que a Verdade está “perdendo peso e importância”. Algumas notícias polemizadas, e acontecimentos políticos (como o Brexit na Europa, e mentiras sobre Barack Obama, e Hillary Clinton na eleição de Donald Trump, onde ele dizia que Obama fazia parte do estado islâmico apenas para atrair mais seguidores) facilitavam a radicalização de posicionamento eleitoral. Um dos maiores influenciadores atualmente para a disseminação dessa pós verdade é a proliferação de novas mídias tais como Facebook e Twitter que facilitam o compartilhamento rápido de falsas informações e atingem uma grande quantidade de pessoas quase que instantaneamente. Ainda defendida por uma massa de indivíduos que acreditam que a informação é verdadeira, pois o indivíduo ao receber a mensagem não procura saber se a mesma é verídica ou não.
Na 2° Guerra Mundial, Hitler usou propagandas falsas para valorizar a sua imagem e sua ideologia antissemita, com o objetivo de manipular a população alemã a seu favor. No mundo contemporâneo não é divergente, as pessoas estão atuando cada vez mais no mundo virtual, por consequência, o exercício político fica contaminado pelo rumor estimulado por aqueles que não se põem como responsáveis dos seus próprios atos, no entanto, como pessoas que espalham boatos e confundem quem busca a verdade. Seria apropriado, que todos utilizassem esses instrumentos de comunicação para possibilitar discursos que possa agregar vários pensamentos fundamentais. No final as redes sociais proporcionam um contato ilimitado com pessoas nos pontos mais longes, possibilitando desenvolver entendimento rico sobre mais diversos temas. Apesar de ser uma ferramenta maravilhosa que ajuda a revelar ideias e atuações dos partidos e políticos. As redes sociais é um local de envio de mentiras e verdades, o que sujeita as pessoas que fazem a escolha de seus representantes a ter um enorme compromisso na hora de analisar as informações transmitidas na internet. No Brasil em 2017 o congresso nacional decretava o artigo (Lei 2.848) que punia quem publicasse fake News, a detenção poderia durar entre um a Três anos se a notícia fosse sobre: política, econômica etc. Em outros países como a Alemanha as empresas que produzem notícias são obrigadas a remover seus conteúdos apontados muitos das vezes como falsas. Na França aonde o acesso a informação e fácil, foi feita a legislação que poderia um partido político pedir ao tribunal para a suspensão dessa informação ou notícia mais só poderia ser pedido antes dos votos.


Monetizando mentiras: Atualmente a diversos sites que tem como objetivo o aumento do número de visitas. São sites onde os números de propagandas são de abundância nas páginas de notícias como na Google adsense entre outros. Uma das plataformas que foi utilizada por um proprietário foi a Dashborard onde ao divulgar informações falsas ganhou R$1.869 com o número de visualização e de compartilhamento. A Dashborard uma rede onde pessoas que costumam divulgar esse tipo de informação são direcionadas a uma série de notícias relacionadas a famosos e aonde também são utilizadas a saúde e os alimentos, pelo fato desses dados serem de grande importância para a sociedade. Essas informações caindo nas mãos de pessoas "erradas" que não sabem checar corretamente a informação acaba compartilhando com outras pessoas. A partir do momento em que essas informações são acessadas ou compartilhadas, é gerada uma remuneração ao proprietário da notícia/site.


Prevenções: existe algumas dicas que devemos adotar para não contribuir com a " Era da pós verdade" são elas:

1. Confira o site da notícia

É muito importante que antes de tirar alguma conclusão sobre uma notícia, você confira o site em que ela foi publicada. É comum encontrar sites ou blogs bem simples que são montados apenas para espalhar notícias falsas. Essa primeira dica é ideal para saber o que são fake news e não ser ludibriado por elas temos que está sempre alerta para esse tipo de situação. Geralmente, eles contam com anúncios suspeitos, um design mal feito e links que não tem nada a ver com o artigo. Caso tenha seja um site que você nunca ouviu falar, é bom ser cauteloso.

2. Dê preferência a portais com credibilidade

Complementando o tópico anterior, é realmente melhor confiar nos sites e portais com boa credibilidade. É claro que apoiar e visitar sites pequenos é bom, mas quando se trata de notícias o assunto é mais complicado e devemos presta bastante atenção para não cair nessas armadilhas. Portais grandes têm muito a perder se postarem uma notícia falsa, então é mais fácil de confiar neles. É claro que mesmo nesses casos você deve se informar melhor se achar a notícia um tanto suspeita e recomendado procurar a notícias em outros veículos de comunicação.

3. Leia o artigo inteiro

Infelizmente, muitas pessoas não se dão ao trabalho de ler o artigo para saber se ele é verdadeiro ou não. No geral, você encontra pessoas que olham o título da notícia falsa e começam a comentar sobre o assunto a ou compartilham. Para evitar cair nas Fake News, você precisa abrir a notícia e ler o artigo por completo. Em muitos casos isso é o suficiente para saber que há algo errado, já que pode encontrar informações erradas ou situações absurdas. Algo que também pode fazer é tirar print da tela do PC e mostrar para alguém que entenda sobre jornalismo em sua família ou círculo de amigos para que essa pessoa possa analisar melhor a situação.

4. Veja outros artigos do site

Pode ser que encontre uma notícia bem montada, em alguns casos, porém, bem suspeita. Neste caso, podemos conferir outras notícias e artigos desse mesmo site, já que pode ser possível encontrar um padrão de Fake News. Normalmente, sites com Fake News possuem muitas notícias com títulos sensacionalistas ou extremamente exagerados. Fora isso, o indivíduo também não encontrará notícias normais de eventos recentes, afinal, o site estará mais interessado em enganar o público do que postar artigos importantes.

5. Veja se há relação entre o título e o artigo

É bem comum ver Fake News com títulos sensacionalistas. Isso acontece especialmente para chamar a atenção do público e para que as pessoas compartilhem o artigo quando ainda estão “chocadas” e nem chegaram a ler a notícia. O interessante é que em muitas dessas Fake News, o artigo em si não tem muito a ver com o título. Geralmente, o título traz uma versão distorcida sobre um pequeno detalhe de algo que aconteceu recentemente. Ao ler um pouco da notícia, percebemos se e verídica ou não. O bom de ter a internet à sua disposição é que pode simplesmente pesquisar uma notícia suspeita no Google, por exemplo. Se a notícia é verdadeira, você a encontrará em vários sites e portais importantes e conseguirá separar o que são fake news do que é real, caso contrário, o único resultado será o site em que viu originalmente e, talvez, em algum outro blog que tenha copiado o mesmo texto. Isso facilita bastante na hora de descobrir e evitar as Fake News.

Não importa o tamanho do site que visitamos, é sempre importante conferir a fonte da notícia que está lendo. Caso a notícia seja verdadeira, sempre haverá uma fonte, seja um link levando para um outro site ou uma entrevista realizada com alguém envolvido na matéria. Se não encontrar nada que comprove a veracidade da notícia ou a fonte, pode apostar que se trata de Fake News.

6. Veja se há erros gramaticais

Aqueles que escrevem de maneira séria e profissionalmente sempre farão o possível para garantir que seus textos estejam impecáveis e dentro das normas gramáticas. Isso significa que se encontrar muitos erros gramaticais ou ortográficos na notícia, já dá para suspeitar do site ou de seu autor. Falta de compromisso com a gramática é um dos principais sinais para identificar o que são fake news.

7. Não confie em links compartilhados por amigos e familiares

Querendo ou não, não dá para acreditar em tudo que as pessoas compartilham em suas redes sociais, mesmo que sejam seus amigos ou familiares. Em muitos casos, eles podem estar desinformados e não saber que se depararam com Fake News, e estão contribuindo para a pós verdade. Por isso, é melhor evitar de confiar em links que acaba recebendo no WhatsApp ou mesmo no Facebook.



Considerações finais
: Como vimos anteriormente, a pós verdade vem se tornando um motor de bastante significância no mundo atual, se soubermos preveni-lo e desenvolver o habito de procurar fontes de confiabilidade alta, cada vez mais reduziremos o índice de notícias banais que podem, rapidamente, tornar uma mentira, um equívoco político, em uma situação quase incontrolável. A busca pela verdade é libertadora. “Uma mentira contada mil vezes torna-se verdade”, por mais que saibamos que não, será adotada pelas pessoas na qual ela está destinada.


link do vídeo: https://youtu.be/cPYCoXxJfog



Referências:


https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=artigo+que+pune+a+fake+news

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/11/16/O-que-%C3%A9-%E2%80%98p%C3%B3s-verdade%E2%80%99-a-palavra-do-ano-segundo-a-Universidade-de-Oxford

https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=2FNuDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=p%C3%B3s+verdade&ots=4dAuSwHDy&sig=s46rVwRBuq4gGSdpzdtUh6feKdQ#v=onepage&q=p%C3%B3s%20verdade&f=false 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo-Ditadura militar e o retorno do conservadorismo na sociedade brasileira